quarta-feira, 6 de maio de 2009

Por que “Rochas Submersas”?

Estes homens são como rochas submersas… – Jd 12

Judas escreveu sua epístola a fim de alertar a igreja quanto a certos indivíduos que haviam se infiltrado na igreja para causar estragos. Uma vez que satanás não consegue destruir a igreja de fora para dentro através de perseguições, ele tenta fazer isso de dentro para fora através de confusões semeadas por pessoas cujos corações são um livre acesso para o príncipe das trevas. Sim, há pessoas que, consciente ou inconscientemente, são agentes secretos de satanás com o propósito de enfraquecer a igreja.

Judas lança mão de comparações entre estes homens e alguns personagens do Antigo Testamento. Ele também compara estes homens com outras coisas para nos fazer conhecer sua natureza. Uma das comparações que o irmão do Senhor faz é chamar estes homens de “rochas submersas”. A versão Corrigida de Almeida traduz este termo como “manchas”. Já a NTLH traduz o termo como “manchas de sujeiras”. Vou ficar com a Revista e Atualizada que traduz como “rochas submersas” porque acredito que transmite melhor o que Judas quis dizer.

Por que Judas chama estes causadores de confusão de “rochas submersas”? Este termo nos faz lembrar de um navio no mar que um dos maiores perigos que enfrenta são rochas que não dão para ser vistas da superfície das águas por estarem submersas, mas que estão a pouca distância dela. O navio que passar por ali terá o seu casco danificado e provavelmente afundará. Judas está dizendo que existem pessoas que são especialistas em fazer o navio, que é a vida espiritual de outros, afundar.

Eles estão escondidos, não dá para se ver a primeira vista, é preciso se ter certa dose de discernimento espiritual. Eles ficam sorrateiramente danificando a fé das pessoas através de palavras venenosas. Eles estão nas rodinhas nos fundos das igrejas, no último banco, na entrada do templo. Os desavisados passam por ali e ouvem coisas que fazem com que sua fé fraqueje. Quando o pastor vai ver, um irmão que estava indo tão bem, sumiu, afundou.

Estas rochas submersas gostam de usar o telefone também para afundar mais alguns barcos. Enfim, eles estão ali para destruir embarcações.

O pior é que eles são rochas, ou seja, eles afundam os outros, mas não saem do lugar. É isso ai! Tem gente tirando pessoas da igreja e eles mesmos não saem dali. Ou melhor, saem sim, pois Deus remove rochas. Nós não podemos remover rochas, assim como os servos do dono da plantação não puderam remover o joio (Mt 13.28,29). Mas Deus pode.

O alerta de Judas serve para nos fazer lembrar que temos que tomar cuidado para que ninguém nos faça naugrafar na fé. Pessoas quem vêm a nós com palavras destrutivas e que não nos edificam, só podem estar querendo nos afundar, são rochas submersas. Tomemos cuidado!

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Deixe um comentário e assim que ele for analisado será publicado.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br