quarta-feira, 1 de julho de 2009

Constantino e os livros inspirados

image

OS EVANGELHOS QUE CONHECEMOS HOJE COMO CANÔNICOS (INSPIRADOS) FORAM POSTOS NA BÍBLIA POR INFLUÊNCIA DO IMPERADOR ROMANO CONSTATINO NO IV SÉCULO DA NOSSA ERA?

É bem verdade que a declaração final acerca dos livros canônicos do Novo Testamento só veio em 367 d.C. com Atanásio. Mas não devemos de forma alguma pensar que a lista com os livros neotestamentários surgiu por ordem ou influência do Imperador Romano Constantino, pois séculos antes de Atanásio e Constantino muitos “pais da Igreja” (líderes da Igreja nos primeiros séculos do cristianismo) já haviam citado muitos destes livros como autoridade canônica para a Igreja cristã:

Clemente de Roma, por volta do ano 95-97, citou como autoridade Mateus, João, Romanos, I Coríntios, Efésios, 1 Timóteo, Tito, Hebreus, Tiago e 2 Pedro;

Inácio de Antioquia, por volta do ano 110, citou como autoridade Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses e Filemom;

Policarpo de Esmirna, (discípulo do apóstolo João) por volta de 110-150, citou como autoridade Os quatro evangelhos, Atos, Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 1 Pedro e 1 e 2 João;

Papias, (discípulo de João) por volta de 130-150, citou os livros de João e Apocalipse como autoridade;

Irineu, por volta de 130-202, citou os livros de Mateus a Tito, além de Hebreus, 1 Pedro, 1 e 2 João, Judas e Apocalipse.

Das 36.289 citações dos pais da Igreja, poderíamos montar todo o Novo Testamento com a exceção de apenas 11 versículos. Além disso, o fragmento muratório datado de aproximadamente 170-175 D.c traz 23 dos 27 livros do atual Novo Testamento.

Se tudo isto ocorreu séculos antes do imperador Constantino (IV Século D.c), Como ele poderia influenciar a lista de livros que deveriam ou não pertencer ao cânon?

_______________________

Fonte: Manual de respostas Bíblicas, Paulo Sérgio Batista, Ed Betesda.

1 comentário

Frankmar Corrêa disse...

O Cristão Irineu já no Século II dizia que os Verdadeiros Evangelhos eram os de Mateus,Marcos,Lucas e João.
Os Evangelhos Canônicos dizem a verdade a respeito de Jesus

Postar um comentário

Deixe um comentário e assim que ele for analisado será publicado.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br