terça-feira, 7 de julho de 2009

O Jardim do Éden pode ser localizado num mapa?

image

Gênesis 2.10-14 fornece alguns indícios a respeito da localização genérica do Éden, mas pressupõe condições geológicas que não mais existem. Daí se deduz a imprudência de conjecturar a existência de um local mais preciso do que as cabeceiras dos rios Tigre e Eufrates, nas terras elevadas da Armênia (i.e. as fronteiras orientais da moderna Turquia).

O grande rio que sai do Éden subdivide-se no Tigre e no Éden subdividi-se no Tigre e no Eufrates, e depois em outros dois mais compridos (o Pisom, que desce até Havilá, ao longo da costa sulina da Arábia, e o Giom, que desce até Cuxe – que pode ter sido alguma região asiática do Leste, e não a Cuxe africana, ou Etiópia).

Isso revela tratar-se de um planalto elevado, uma região montanhosa (a qual assegurava temperatura amena e agradável para o Éden no verão), dispondo de copiosas fontes de água para suprir os quatro principais sistemas fluviais descritos nessa passagem. Havilá, por dentro do qual o rio Pisom passava, era rico em outro, especiarias e depósitos de pedras preciosas – encontradas em abundancia ao longo da costa sul e sudoeste da Arábia. Quanto a Cuxe, não encontramos indício algum; esse nome tem sido ligado por alguns estudiosos a Quis, na Suméria, ou aos cassitas (que se julga terem surgido na região montanhosa de Zagros).

A explicação mais plausível para o desaparecimento dos rios Pisom e Giom está na teoria do surgimento de montanhas que acompanhou as comoções continentais (a Arábia originariamente estava ligada à Somália e à Etiópia, nos períodos pré-históricos). A erupção de elevados teria aterrado os dois rios no período antediluviano. Seria algo análogo ao surgimento do monte Seir, em Edom, o qual impediu que o rio Jordão fluísse normalmente até o golfo de Acaba, que teria sido seu antigo leito.

_______________________

Fonte: Enciclopédia de dificuldades bíblicas, Gleason Archer, Ed Vida.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Deixe um comentário e assim que ele for analisado será publicado.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br