sexta-feira, 3 de julho de 2009

Quem escreveu o livro de Jó?

image

O Livro é anônimo, nada revelando sobre quem o escreveu. Vários nomes, porém, foram cogitados como possíveis autores: Jó, Eliú, Moisés, Salomão ou Jeremias.

Os nomes de Moisés e Salomão têm sido os preferidos. O Talmude judaico atribui-o a Moisés, supondo que ele soube da história quando esteve em Midiã e redigiu ou compôs o livro sob inspiração divina. Com base na composição e no conteúdo de Eclesiastes, Salomão também é considerado o autor pelos rabinos e por vários outros eruditos.

A característica patriarcal e o fato de não mencionar a Lei Mosaica ou as intervenções divinas no êxodo são um argumento em favor de alguém que tenha vivido em tempos patriarcais. Se foi Moisés o autor, o estilo árabe e o cenário podem ser devidos ao fato de ter ele ouvido a história autêntica em Midiã onde esteve quarenta anos, e composto o livro durante as grandes dificuldades de Israel no deserto. É provável que tenha sido revisado, e isto explicaria sua linhagem aparentemente mais recente do que a de outros livros bíblicos antigos.

____________

Fonte: Conheça melhor o Antigo Testamento, Stanley A. Ellisen, Ed Vida.

6 comentários

Unknown disse...

o livro de Jó, é comumente aceito entre as maiores escolas rabínicas como sendo escrito pelo grande Moisés, juntamente com o Pentateuco, acredita os especialistas, entre os quais destacam-se Irineu de Cesaréia, Flávio Josefo e outros tantos que tornam quase que verdadeira a reciproca de se crer nas palavras destes homens.

Anônimo disse...

Jó Historia de Superação

Anônimo disse...

O livro de Jó foi escrito por Moisés, Moisés não chegou a conhecer Jó , Jó foi contemporâneo de Moisés.

Unknown disse...

Onde está baseado na Bíblia que do Moisés, que, escreveu o livro de Jó ?

EdLuan disse...

Hhenrique, em lugar nenhum. Sugiro que leia novamente o post. Abraço

Anônimo disse...

O Livro de Jó foi incluído na Tanak sob muitos protestos de muitos judeus os quais consideraram este Livro como Apócrifo. Mesmo assim o Livro de Jó foi incluido no Canon Hebraico como Livro Poético, assim como o Livro de jonas! Ainda hoje existem muitos protestos contra o Livro de Jó entre os Rabinos! " Livro que atenta contra a Santidade do Eterno" afirmam!

Postar um comentário

Deixe um comentário e assim que ele for analisado será publicado.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br