quarta-feira, 11 de março de 2009

Igreja - administração, marketing e “crescimento”

home_crescimento
Oi PR Ed, eu estou fazendo um tcc sobre a igreja, meu tema é a importância da gestão administrativa nas organizações religiosas, gostaria de pedir se vc tem algo sobre a história da igreja, a igreja no Brasil para mandar para mim. E gostaria de sua opinião sobre este assunto Tb. Vc acha que a fé, a ação de Deus são suficientes para o crescimento da igreja ou uma boa administração? Qual a sua opinião sobre as igrejas que mais crescem no Brasil? É obra de Deus ou obra do marketing?
Por favor  suas respostas são muito importantes para mim.Beijos
Raquel
Oi Raquel. Vamos lá...
Primeiramente sobre a questão do crescimento da igreja estar ligado à administração. Creio que o que leva uma igreja a crescer é o fato de ela estar sendo obediente à visão que Deus lhe deu. Eu acredito que Deus dá a cada ministério a maneira de se conduzir. E pode ver, uma igreja nasce e vai crescendo à medida que vai caminhando naquilo que recebeu. Mas, na maioria das vezes, num determinado ponto, aquela denominação começa a sair fora de sua visão inicial e os problemas começam. Começa então o declínio. Creio que o segredo do crescimento é este, fidelidade e obediência a Deus. Isso me leva a ser um tanto reticente quanto ao fato de que, quando uma denominação começa a crescer exponencialmente, lá vão os líderes de várias outras denominações marcarem entrevistas com o fundador deste trabalho para aprender o método que ele usa. Estes se esquecem que aquela denominação não está crescendo por causa de algum método em si, mas sim por estar caminhando na visão recebida. E na maioria das vezes o que serve para uma, não servirá para outra.
Quanto a uma boa administração, acredito que seu papel é mais o de não atrapalhar o crescimento. Uma boa administração não gerará o crescimento do ponto de vista bíblico, mas, com certeza, uma má administração irá atrapalhar o crescimento e pode até pará-lo. Digo que uma boa administração não causará o crescimento do ponto de vista bíblico, porque, o que a Bíblia fala sobre crescimento é que “cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas” – (At 2.47). Crescimento, do ponto de vista de Deus é ir crescendo o número dos que vão sendo salvos. E uma pessoa só pode ser salva por uma ação sobrenatural de Deus em sua vida. Nenhuma boa administração pode criar isso. Uma boa administração pode fazer o número de adeptos de uma religião crescer, mas não pode escrever o nome de ninguém no Livro da Vida. Isso é obra de Deus e somos dependentes dEle. Mas, como eu disse, muitas foram as igrejas que afundaram por conta de uma má administração. Gosto do livro de Números, entre outras coisas, porque ele mostra o quanto Deus presa a boa administração. Ali vemos como Deus ordenou o acampamento do povo de Israel, como deveriam viajar, a ordem nos cultos. Deus não gosta de bagunça! É ai que entra a boa administração.
Quanto ao crescimento das igrejas no Brasil, creio que presenciamos o crescimento do número de evangélicos, mas não o crescimento de pessoas regeneradas. o crescimento tem sido mais por adesão do que por conversão. Digo isso baseado no “pelos frutos se conhece a árvore”. Seria de se esperar, pelo número de evangélicos que há no país, uma mudança na sociedade causada pelo sal e pela luz. Mas, não vemos isso. Há mais uma preocupação pelo crescimento do seu “nicho” do que pelo crescimento do reino de Deus. Quando alguém é curado, fala-se do quão aquela igreja é boa e o pastor é cheio do poder. Quando não há cura é porque a pessoa não teve fé. Apesar de se apresentarem os testemunhos cercados de frases do tipo “para glória de Deus”, eles são mais usados para apontar para a igreja e para o pastor. A idéia que se passa é que foi aquela igreja e aquele homem quem faz os milagres, e não Deus. E Deus mora naquele endereço, quem quiser achá-lo tem que vir até ali, inclusive quem já freqüenta alguma outra denominação.
É claro que o marketing tem seu papel nisso tudo que vemos. Em si mesmo o marketing não é ruim e pode ser usado para bons propósitos. Mas temos que tomar cuidado para não usarmos o marketing como lente de aumento ou de propagação de mentiras. Através de alguns programas, se passa uma idéia um tanto quanto equivocada que acaba atraindo pessoas. Naquela igreja que aparece no programa lotada, e apesar de tantos serem curados (Deus é soberano), existem pessoas que não são curadas também, ali existem pessoas confusas em busca de apascentamento, ali existem pessoas que saem sem resposta, como em todos os lugares. Ali existem também os levados pelo “Oba-oba”. Mas, a idéia que se passa ali é: “se a pessoa que já recebeu oração de outros e não receberam resposta e forem lá, receberão”. Em nenhum outro lugar acontecem tantos milagres quanto ali. É ali que Deus está. Só não sei onde fica o reino de Deus nisso.
Foi João Batista quem disse; “importa que Ele (Jesus) cresça e que eu diminua”. Hoje parece que se procura o contrário. Vemos pessoas crescendo à medida que tentam ofuscar o nome de Jesus.
Acho que o verdadeiro crescimento está nos lugares mais inesperados. Existem homens de Deus que estão fazendo trabalhos maravilhosos para Deus e que nem sequer sabemos seus nomes. Milagres verdadeiros estão acontecendo longe das câmeras. A verdade é que quando comparecermos diante dAquele a quem vamos prestar contas, muitos primeiros serão últimos e muitos últimos serão primeiros.
Para aqueles que acham que crescimento é estar em evidencia, na boca das pessoas e sendo aclamados pelos homens, Jesus disse: “o que é elevado aos olhos dos homens é abominação diante de Deus” (Lc 16.15).
Nada contra o marketing, aliás, muito a favor. Ele só tem que ficar no seu devido lugar. Creio que muitos estão sendo salvos e tendo experiências verdadeiras com Deus através da mídia realizada com responsabilidade e temor a Deus.
Recomendo a você o livro “A Igreja do Século XX – A História que não foi contada” de John Walker. Ele tem capítulos que falam especificamente da história da igreja no Brasil.
Espero ter ajudado.
Beijão

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Deixe um comentário e assim que ele for analisado será publicado.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br