domingo, 1 de março de 2009

Perguntas do Retiro de 2009 - Parte 2


  • Qual a diferença entre mundo dos mortos, inferno e lago de fogo?
“Mundo dos mortos” é um termo genérico que se refere a todos os níveis e setores onde entra a alma daqueles que morreram.
Inferno é a tradução da palavra hebraica “sheol” e da grega “Hades”. É o lugar para onde vão aqueles que morreram rejeitando a verdade. Ali eles aguardam o dia da ressurreição. Não é um lugar de inconsciência e sim de consciência, lembranças e tristeza (Lc 16.19-31). Diferente do que muitos pensam, não é um lugar habitado por demônios que ficam torturando as pessoas. O lugar de atuação dos demônios é aqui na terra (Ef 6.12). Há sim, um lugar que é chamado de “abismo”, onde alguns espíritos foram aprisionados para serem soltos durante a grande tribulação (Ap 9.1-3; Jd 6; Lc 8.31).
Logo após a ressurreição haverá o juízo do grande trono branco (Ap 20.11-15). Após este julgamento aqueles que se encontravam no inferno serão lançados no lago de fogo, onde já estarão a besta e o falso profeta que serão os inauguradores deste lugar. O próprio inferno será lançado no lago de fogo. O lago de fogo foi preparado para o diabo e seus anjos (Mt 25.41), mas infelizmente será a habitação daqueles que seguiram seus caminhos também.

  • O que fazer para se afastar da prostituição? É pecado sentir desejos carnais?
Prostituição é uma das obras da carne (Gl 5.19) e a única maneira de combatermos as obras da carne é andando no espírito. O cristão tem duas naturezas, a carnal e a espiritual. Diz o apóstolo Paulo que uma luta contra a outra (Gl 5.17). Numa luta, vai vencer aquele que estiver mais forte e mais preparado. Devemos alimentar o espírito para que ele se torne cada vez mais forte. Como se alimenta o espírito? Com oração, jejum, leitura da palavra de Deus, comunhão com a igreja. Quanto mais nos envolvemos com estas coisas, mais vamos ficando cheios da presença de Deus em nós. É esta presença que faz com sejamos vitoriosos sobre as obras da carne

  • Tenho uma amiga lésbica, o que faço?
Fale do amor de Deus e do evangelho sem entrar na questão do homossexualismo, a menos que a própria pessoa lhe pergunte algo sobre o assunto. O erro de muitos cristãos é falar contra certas práticas e achar que está pregando o evangelho. Entre os ouvintes de Jesus, com certeza havia muitos homossexuais, mas em momento algum vemo-lo falando do tema. O que Jesus fez foi demonstrar o amor de Deus. Uma vez que a pessoa abra seu coração para Deus, o próprio Espírito Santo despertará a sua consciência. Devemos pregar o evangelho com palavras e com a vida que levamos.
É claro que devemos nos aproximar destas pessoas com o propósito de influenciá-las com o sal e a luz que somos, sendo simples como uma pomba e prudentes como serpentes. Devemos estar atentos, pois do mesmo jeito que estamos tentando influenciar, a pessoa também pode tentar nos influenciar para o seu lado. Infelizmente, muitos são os casos de pessoas que se aproximaram de pessoas que têm estas práticas e acabaram se envolvendo nelas. Devemos ter muito amor e muito cuidado também.

  • Por que a internet está destruindo os jovens?
Infelizmente a internet é mais uma das coisas que o homem perverte. Ela é como um tijolo que deve ser usado para construir. Mas o mesmo tijolo pode ser usado para machucar alguém. Assim é a internet. Quando bem usada, ela é uma fonte de informação e de riquezas. Mas, quando mal usada ela se torna uma fonte de boatos, mentiras, pornografia, pedofilia e outras coisas piores. Há também a questão do vício. Pessoas que não acham tempo para se envolver com coisas importantes, passam horas e horas na frente do monitor, num MSN, Orkut, ou coisas do tipo. A internet é algo que deve ser mantido sob controle, pois, poucas coisas tem o poder de prender tanto como a ela. Para aqueles que vêm que estão em prisão, é bom, voluntariamente se absterem dela por algum tempo. É isso aí! Jejum de internet!

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Deixe um comentário e assim que ele for analisado será publicado.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br