domingo, 1 de março de 2009

Perguntas do Retiro de 2009 - Parte 3

  • Depois da queda, o castigo que veio sobre a cobra foi o de rastejar. Por que hoje ela não fala mais, sendo que isso não entrou em seu castigo? É possível uma cobra falar nos dias de hoje?

Por que provavelmente a cobra não falava. O que aconteceu em Gn 3 foi que satanás entrou no corpo da serpente e falou através dela. Por isso ele é chamado de “antiga serpente” em Apocalipse 12.9.

Através da influência de satanás ou de Deus (a jumenta de Balaão) uma cobra ou outro animal pode falar sim.

  • Como saber se aquilo que desejo é desejo de Deus também?

Só se pode saber disso quando aprendemos a colocar nossos desejos diante de Deus. Quando não temos coragem de apresentar os desejos de nossos corações a Deus em oração, é bem possível que estejamos com medo da resposta e também é provável que aquilo não seja desejo de Deus. Há também a possibilidade de termos uma idéia equivocada de Deus. Uma idéia equivocada é a de que Deus só quer o que nós não queremos, e não é bem assim.

Como a Bíblia diz que o coração do homem é enganoso (Jr 17.9), é bom tomarmos cuidado com ele.

Uma coisa que não deve ser esquecida é que nossos desejos devem estar alinhados com a palavra de Deus. Qualquer desejo que tenhamos que seja contrário à palavra de Deus, deve ser erradicado de nossos corações. Se perguntarmos para Deus de algo que desejamos, que a Bíblia condena, corremos o risco de recebermos a resposta do diabo. Deus conta com nossa inteligência.

  • Eu amo os meus amigos, até mesmo os não cristãos. Como influenciá-los sem que eles me influenciem mal?

Tendo convicção de seu lugar e dos limites que o Espírito Santo e a Palavra de Deus lhe impõem. Não podemos ter uma atitude farisaica de nos afastarmos daqueles que não professam a mesma fé que nós. Mas também não podemos participar de suas obras.

Jesus era chamado de amigo de publicanos e pecadores (Mt 11.19). Mas nós nunca vemo-lo praticando as obras dos publicanos e pecadores. Ao se hospedar na casa de um publicano chamado Zaqueu, Jesus foi criticado pelos fariseus que achavam que se hospedar na casa de um pecador é ser participante de seus pecados. Mas, qual foi o resultado daquilo? Num determinado momento, Zaqueu decidiu mudar de vida (Lc 19.8). A presença de Jesus naquela casa despertou a consciência de Zaqueu. Esse é o espírito da coisa! A presença de Jesus em nós deve ser forte o suficiente fazer a luz brilhar nos corações e fazê-las enxergar sua condição.

Para sabermos se transpassamos os nossos limites em um relacionamento, é bom ficarmos atentos aos frutos que este relacionamento está gerando. Se um relacionamento está nos atrapalhando e minando nossa vida com Deus, é bom, com sabedoria e prudência irmos deixando este relacionamento de lado.

  • Em Apocalipse 13.18 está escrito que quem é inteligente pode descobrir que o número do monstro representa o nome de um ser humano. Que nome é este?

O número seis aparece muitas vezes na Bíblia, e sempre é associado ao homem, ao imperfeito ao incompleto; é uma oposição ao sete, o número da perfeição, da plenitude e do divino. O próprio homem foi criado do sexto dia (Gn 1.26-31); Faraó perseguiu o povo de Israel com 600 carros de guerra (Ex 14.7); Golias tinha 6 côvados e um palmo de altura (1 Sm 17.5); a estátua que Nabucodonosor construiu tinha sessenta côvados de altura por seis de largura (Dn 3.1); e por ai vai o número seis aparecendo na Bíblia sempre ligado ao que é oposto a Deus.

Saber o nome do anticristo através do número 666 tem sido a prática de muitos que arriscam associá-lo às mais diversas pessoas desde o papa, até o presidente dos Estados Unidos. Eu acho a forma que usam para fazer isso um tanto forçada. Dar valor numérico às letras, depois somá-las; traduzir o nome para outro idioma para achar o número; somar os algarismos romanos de um nome; enfim, dá para se achar 666 em quase qualquer nome.

Creio que o que se deve saber sobre isso é o que o número representa e que ele aponta para a natureza do anticristo. Creio que haverá sim uma marca na mão e na testa num tempo futuro. Mas também creio que mesmo hoje, pessoas recebem a marca do anticristo em sua mão, ou seja através do que eles fazem, e também na testa, através do que eles pensam. Aquele que faz as obras do dragão e que carrega seus pensamentos, já trás a marca da besta.

  • Como será o Armagedom?

Um dia os reis da terra se ajuntarão para a última grande guerra. O Anticristo e o falso profeta sairão a ajuntar os reis do mundo para uma grande guerra. Estes se ajuntarão no lugar chamado Armagedom, que quer dizer “o monte de megido” (Ap 16.16). Apesar de ser dito que o anticristo reunirá os reis da terra neste lugar, isto acontecerá debaixo da soberania de Deus, pois estas nações que se insurgiram contra Deus estarão ali reunidas para serem esmagadas pelos pés semelhantes a latão reluzente do Senhor Jesus (Ap 1.15) e pela espada que sai da sua boca (Ap 19.15). Quando isso acontecer, Israel estará passando especial aperto devido a esta grande guerra. É nesta hora, em que Israel estiver a ponto de ser destruído que eles verão aquele a quem traspassaram (Ap 1.7). Veja como o profeta Zacarias descreve este dia: “Eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; a cidade será tomada, as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas. Metade da cidade irá para o exílio, mas o restante do povo não será expulso da cidade. Então o Senhor sairá e pelejará contra estas nações, como pelejou no dia da batalha” (Zc 14.2,3; veja também Jl 3.1,2). Este será o momento da conversão do povo de Israel. Neste momento eles verão que Aquele a quem eles rejeitaram é na verdade o seu Messias.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Deixe um comentário e assim que ele for analisado será publicado.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br