quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Como Deus pôde ordenar a Oséias que se casasse com uma prostituta?

 image

Quando, pela primeira vez, falou o SENHOR por intermédio de Oséias, então, o SENHOR lhe disse: Vai, toma uma mulher de prostituições e terás filhos de prostituição, porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR - OSÉIAS 1:2

Alguns eruditos tentaram contornar essa dificuldade, declarando que se trata de uma alegoria. Entretanto, já que Deus obviamente pretendia fazer disso uma ilustração dramática para Israel de sua infidelidade para com Ele (cf. 1:2), nada há no texto que nos possa dar a entender que essa situação não seja literal. Se assim não fosse, ela não teria efeito algum como ilustração da infidelidade do povo de Israel.

Considerando-a literalmente, não há contradição com nenhuma outra passagem das Escrituras, por várias razões. Em primeiro lugar, quando Deus ordenou que Oséias tomasse Gômer, filha de Diblaim, como sua esposa, pode até ser que ela ainda não tivesse se prostituído. Entretanto, Deus sabia o que se achava no coração dela, e sabia que ela acabaria sendo infiel a Oséias. Isso é semelhante a quando o anjo do Senhor chamou Gideão de "homem valente" antes de ele ter lutado quer uma batalha (Jz 6:11-12). Deus sabia que Gideão iria tornar-se um grande líder em Israel, mesmo não sendo ele ninguém, ainda. Deus ordenou que Oséias tomasse como mulher alguém que ele sabia que se tornaria uma prostituta porque queria ilustrar o adultério espiritual que Israel cometera contra o Senhor.

Quando Deus tirou Israel do Egito, eles constituíam uma nação novinha em folha. Ela ainda não quebrara a aliança que Deus estabeleceria com ela no deserto. Assim como Israel havia cometido adultério espiritual através da adoração de outros deuses, também Gômer cometeria adultério físico, tendo relações com outros homens. O relacionamento entre Oséias e Gômer era uma lição objetiva para toda a nação de Israel.

Segundo, esta passagem não desconhece a prostituição como pecado. De fato ela é uma forte condenação da prostituição, tanto física como espiritual (idolatria) (cf. 4:11-19). O fato de o grave pecado da idolatria ser descrito como uma prostituição revela a desaprovação de Deus quanto a essa prática.

Terceiro, Oséias recebeu a ordem para casar-se com uma prostituta, e não para adulterar com ela. Deus disse: "Vai, toma por esposa uma mulher de prostituições" (Os 1:2, R-IBB). Deus não lhe disse que fosse cometer fornicação com ela. Pelo contrário, disse-lhe que se casasse com ela, que fosse fiel a ela, mesmo que ela lhe viesse a ser infiel. Isso não apenas não viola o compromisso do casamento, mas na verdade o valoriza. Oséias deveria manter-se fiel aos seus votos de casamento mesmo que sua mulher viesse a ser infiel aos dela.

Quarto, o mandamento de Levítico 21:14, proibindo o casamento com uma prostituta, foi dado aos sacerdotes levitas, e não a todos. Salmom aparentemente casou-se com a prostituta Raabe (Mt 1:5), de cuja genealogia legal veio Cristo. Seja como for, Oséias era um profeta, não um sacerdote levítico, não se aplicando a ele, portanto, a proibição do casamento com uma prostituta.

Finalmente, o mandamento de 1 Coríntios 6:16, de não se unir a uma prostituta, não é um mandamento para não se casar com alguém que tenha sido uma prostituta. Não, o mandamento é dirigido àqueles que vinham tendo relações sexuais fora do casamento. Mas Oséias não teve relações sexuais fora do casamento. Deus ordenou que ele se casasse com Gômer e que sempre fosse fiel a ela.

 

_________

Fonte: Manual popular de dúvidas, enigmas e “contradições” da Bíblia / Norman Geisler, Thomas Howe.

11 comentários

Anônimo disse...

Parabéns pela analogia deste texto,,realmente o DEUS usou a fidelidade de Oséias com Gômer para mostrar pelo seu profeta a sua fideleidade com israel,, ele sendo idolatras se prostituindo com outros deuses,, DEUS pemanceria fiel com sua nação eleita, Pr Edmilson muitobom esse texto,, um material didático de primeira categoria, honra seja da aos porfetas de DEUS eis aqui meu reconhecimento diante da presença de DEUS para o com sua pessoa,, louvado e bendito seja DEUS graça e paz Pr Edmilson!!!

Jessy disse...

Ótimo comentário, para tristeza daqueles que querem justificar suas falhas em textos mal-interpretados das Escrituras, ou que querem pôr em dúvida a integridade da Palavra de Deus. Parabéns!

Thiago disse...

Na bíblia, muitas vezes encontramos certos textos que causam espanto e até mesmo, vergonha. Esse é um deles.
Mas, acima de tudo, deve-se tirar as lições e aplicações pra nossa vida, quer gostemos do texto e situação em questão ou não...
Mesmo o profeta sendo fiel, sua esposa não foi. Deus é fiel conosco, mas, e nós? Somos também? Devemos ser...fazer diferente dela...
Saudações Reverendo!!!

Anônimo disse...

Deus é Deus, nunca errou, nunca erra.
Acredito q ele tenha feito isso para mostrar para Oséias como ele se sentia com relação ao povo que adorava à Deus e a outros deuses tambem, ou seja a infidelidade do povo para com Deus.

Anônimo disse...

Entao deua qeria mostrar pra oseias como ele se sentia?? Coitado dp profeta deve ter pensado MALDITO DIA QE NASCI PROFETA.

Anônimo disse...

Deus não disse para Oséias tomar Gômer como sua mulher. Ele disse vá tome uma mulher adultera mas não disse quem ou disse ? Por mais que ela não fosse adultera ainda e Deus sabia q ela seria lá na frente, Deus revelaria a Oséias que ela seria adúltera ? Ou como Oséias saberia q ela não era adultera a não ser que Deus mostrasse a ele ? Então tudo leva a crer que ela ja era adultera não ?

Unknown disse...

Mas se era prã casar e ter filhos como teriam filhos sem ter intimidade os dois?

admirador! disse...

Parabéns pela explanação. Foi extremamente satisfatória.
Os desígnios do Senhor Deus uno trino, trino uno são os mistérios que não nos são revelados e em nada podem eles serem frustrados. Não há um fio de cabelo que caia da nossa cabeça sem que seja pela vontade do Senhor Deus eterno e Todo Poderoso. Santo, Santo, Santo, é o nome do Senhor.

Anônimo disse...

Deus permitiu para que o povo de Israel entendesse como ele se sentia traído foi como uma ilustração

Anônimo disse...

Muito top

Unknown disse...

Amei história que ensina muito, ensina que devemos ser diferente, ne pq as pessoas erra que vc tem que erra.

Postar um comentário

Deixe um comentário e assim que ele for analisado será publicado.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br