sábado, 31 de outubro de 2009

A Bíblia é infalível, mas nossas interpretações dela não são

image

Jesus afirmou que "a Escritura não pode falhar" (Jo 10:35). Sendo um livro infalível, a Bíblia é também irrevogável. Jesus declarou: "Porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra" (Mt 5:18, cf. Lc 16:17). As Escrituras têm ainda a autoridade final, sendo a última palavra acerca de tudo que ela aborda. Jesus valeu-se da Bíblia para resistir ao tentador (Mt4:4,7,10); para resolver discussões doutrinárias (Mt 21:42); e para sustentar a sua autoridade (Mc 11:17).

Às vezes um ensinamento bíblico apóia-se num pequeno detalhe histórico (Hb 7:4-10), numa palavra ou numa frase (At 15:13-17), ou mesmo na diferença entre o singular e o plural (Gl 3:16). Mas, conquanto a Bíblia seja infalível, as interpretações humanas não o são. A Bíblia não pode estar errada, mas nós podemos estar errados quanto a alguma coisa dela. O significado da Bíblia nunca muda, mas a nossa compreensão pode mudar.

Os seres humanos são finitos, e seres finitos cometem erros. É por isso que há borrachas para lápis, corretores líquidos para textos datilografados, e uma tecla "apaga" nos computadores. E muito embora a Palavra de Deus seja perfeita (Sl 19:7), enquanto existirem seres humanos imperfeitos, haverá erros de interpretação das Escrituras e falsos pontos de vista deles decorrentes.

Em vista disso, não devemos nos apressar em considerar que um determinado preceito científico hoje amplamente aceito seja a palavra final acerca do ponto em questão. Teorias que foram predominantemente aceitas no passado são consideradas incorretas por cientistas do presente. Dessa forma, é de se esperar que haja contradições entre opiniões populares sobre questões científicas e as interpretações da Bíblia amplamente aceitas.

Isso, porém, não consegue provar que há uma real contradição entre o mundo de Deus e a Palavra de Deus, entre a revelação geral de Deus e a sua revelação especial. Nesse sentido básico, a ciência e as Escrituras não estão em contradição. Somente as opiniões humanas, finitas e falíveis acerca da ciência e das Escrituras é que podem entrar em contradição.

Norman Geisler e Thomas Howe

 

____________________________

Fonte: Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e Contradições da Bíblia

5 comentários

Principe Encantado disse...

Verdade Pastor, acredito que a interpretação vai muito do querer de Deus, que permita a poucos ter entendimento claro e verdadeiro.
Abraços forte

Saude pelas Plantas disse...

Essa compreensão está disponível a todos. A Bíblia se explica como diz o profeta Isaias: ... um pouco aqui, um pouco ali.
abs

Empreendedor disse...

Bem, de fato é bem complicado entender e interpretar a Bíblia, eu por exemplo quando leio sobre a disposição de Deus de matar mulheres, velhos e crianças indefesas (bebês) eu chego a conclusão que a existência de Deus é uma grande ameaça para a humanidade e que se está ruim com a omissão de Deus...muito pior seria com a ação dele. Por que parece que Deus não tem escrúpulos. Se ele tiver deixar 8 viver e matar o resto da humanidade hoje ele fará sem dó nem piedade. Então Sr. Deus continue se omitindo por favor.

Unknown disse...

Sempre cri na bíblia, total e inquestionavelmente mas de uns tempos pra cá, tenho visto comentários, estudos e debates acerca de erros na bíblia que tem me deixado triste, não quero uma fé cega por isso leio e vejo vídeos com tais títulos, e hoje eu me entristeci muito e minha fé ficou amplamente abalada na palavra, um homem com boa dicção e autoridade no que dizia foi no salmo 119 e 120 e mostrou contradições, de imediato eu consegui corrigir mas ficou plantado a dúvida em mim então vi mais vídeos e me "embriaguei" deles senti-me mal o dia todo realmente senti o mal ganhando, chorei na alma. Mas Deus guiou-me ate aqui li exatamente o que antes tinha duvidado e visto o dia todo, vi aqui explicações fundadas e centradas, sem "holywoodysmos", epa criei uma nova palavra hehehe, há verdade em suas escritas Deus apoia vc, e guiou-me até aqui pois onde abundou o pecado, super abundou a graça. Deus seja louvado. C. H.

Marcio Augusto disse...

Pastor, Bom dia, muito bom esse texto, sugiro que o senhor monte um a serie sobre a autoridade da Bíblia, o que acha?

Postar um comentário

Deixe um comentário e assim que ele for analisado será publicado.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br